Seguidores

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Blogagem Coletiva - BCFV-

  Olá Amigos.

 Hoje dia 15 de junho tenho compromisso com  Rosélia e com a BCFD. por isso estou aqui a pensar o que vou escrever.Hoje é sobre a Juventude.


A juventude da minha época, era muito diferente da atual. Acho que era unânime o pensamento jovem. O objetivo era o casamento, a construção de uma família , nossa, do novo casal.
As moças casavam por volta dos 18 aos 21 anos enquanto os rapazes chegavam até os 25.
 O nosso amadurecimento, na transição da adolescência para a juventude, era muito rápido, Aos 18 a mulher já era uma perfeita dona de casa com capacidade de ser uma boa mãe, embora estivesse começando a liberdade feminina, muitas já trabalhavam fora. Mas isso não mudava a responsabilidade  que a mulher teria com a formação da família.
Os rapazes também eram mais responsáveis e tinham até três empregos , para dar uma vida estável para sua família, pois no geral, somente ele era o provedor.
Falando da minha juventude, como toda a minha vida, foi a mais calma possível. Casei-me aos 19 anos, fui mãe pela primeira vez aos 20. Quando me vi com um bebe nos braços, embora fosse o meu maior objetivo na época, fiquei sem saber o que fazer, o que estava acontecendo, eu não entendia. Na realidade, eu não estava preparada para ser mãe.
Mas não decepcionei, fui mãe novamente aos 21, aos 23 , aos 26 e aos 30. Eu estava então, mãe de família, com cinco filhos. Foi uma fase de muito trabalho, muitas decepções mas também de muitos passeios e diversões, com os filhos e as vezes somente com o marido.
Até que começou a adolescência deles e começou também a fase mais bonita, mais alegre de minha vida.Eu estava revivendo e aprendendo com eles. Eram meus amados meus amigos e meus queridíssimos filhos. Se me deram trabalho nesta fase, me deram muito, muito mais mesmo,  alegrias.
Emfim, minha juventude foi tranquila, assim como minha infância e adolescência.
Fico por aqui, porque acho que teremos mais duas fases para descrever.Acho que temos muito que falar, ainda.
Até a próxima fase, se Deus quiser.

Lulú, 15 de junho de 2011. 

14 comentários:

  1. Lúlu,
    em muito nos assemelhamos nas fases da vida.Tbém fui mãe aos 19 e totalmente inexperiente,mas como dizem: "Ao nascer uma criança, nasce tbém uma mãe", e comigo foi assim.
    È tão bom revermos esses momentos marcantes de nossas vidas, né?

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Lulu
    Que gracinha como vc descreve cada fase sua!!! Com tanta sutileza e simplicidade que dá gosto de ler... vc não foge à regra da sua geração, amiga... parabéns!!!
    Como tudo hoje está mudado e ninguém mais sabe assumir as responsabilidades...
    Será que estamos ficando "velhas"???
    rsrsrs...


    "O verde só vinga com o Orvalho de Hermon, nas Montanhas do Sião".

    Que o seu dia a dia seja amortecido pela força da juventude que habita em vc!!!
    Bjs juvenis e de paz

    ResponderExcluir
  3. ♥ Ola querida!
    Eu sigo o teu blog e lembrei de te convidar para participar do sorteio no meu blog XERETANDO NAS ARTES (http://nayara-artes.blogspot.com/2011/06/pensei-e-repensei.html). Dê uma olhadinha nos meus trabalhos e se gostares, inscreva-se para ganhar um lindo caderno (todo forrado em tecido e na cor que desejar).
    Também podes ganhar um lindo móbile de corujinhas no outro blog XERETANDO NA COZINHA (http://xeretandonacozinha.blogspot.com/2011/06/mostre-aqui-sua-cozinha.html)
    Aparece querida.
    Beijos, linda semana, hiper abençoada para voce e os seus.

    ResponderExcluir
  4. Uma fase de trabalhos mas de coisas muito boas,não é?beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Lulu,
    Você passa uma calma em todas as fases até aqui descritas.
    Gostei do relato da insegurança sobre o que fazer com o bebê em seus braços. A ficha parece que cai nessa hora, mas logo se entra no esquema. E a experiência foi tão boa que você repetiu!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lulú que bonito você descrever as fases os momentos da sua vida...que fofo!! quanta simplicidade e eu gosto de simplicidade...Hoje em dia esta muito diferente mesmo...Posso dizer por mim que tenho dois adolecêntes de 14 e 17 anos...
    muitos beijos e gostei do texto me deu algumas dicas no sentido de tentar colocar as coisas simples no dia a dia..
    bjosss
    titi

    ResponderExcluir
  7. Se casava muito cedo, neste tempo...Por isso já estavam bem amadurecidas ou amadureciam na marra...O melhor de tudo é viver feliz!!!
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  8. Querida Lulu, que relato bonito e pareceu-me estar lendo aquela revistinha famosa na época "Seleções" Adorei seu relato. Bjbjbj!!

    ResponderExcluir
  9. A senhora casou na juventude, olha só!
    Mas entendo que era o costume da época.
    Hoje a juventude nem pensa nisso.
    Xeros

    ResponderExcluir
  10. Olá,Lulu.
    Cheguei aqui através da blogagem coletiva-Juventude.
    Adorei a sua história, também casei aos 19 anos e tive a primeira filha aos 20. Realmente olhar aquele ser tão pequeno e indefeso nos nossos braços assusta.
    Mas damos conta, não é mesmo!
    Um abraço
    Angela
    http://eoutrascoisitasmais.blogspot.com/2011/06/blogagem-coletivajuventude.html

    ResponderExcluir
  11. Lulu, eu acho que independe da idade, ser mãe pela primeira vez é sempre um desafio, uma surpresa, e agora o que fazemos? Graças a Deus conseguimos. Cuidamos e amamos o nosso bebê. Você nos passa uma tranquilidade muito grande quando fala dos seus 5 filhos. Parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Nossa Lulu! 5 filhos! Te admiro viu!

    Estou percebendo que realmente a juventude era vivida de maneira muito diferente...
    Casar aos 19... eu casei aos 24 e agora até acho que foi cedo demais, mas não me arrependo como é evidente.
    Obrigada por compartilhar connosco sua juventude.
    Gostei muito.
    Beijinhos,
    e até à próxima fase (Deus vai querer de certeza!).
    Rute

    ResponderExcluir
  13. Lulú, muita coragem ter 5 filhos, e vc ainda diz q sua juventude foi calma? Ser mãe de 5 filhos, não tem como ter uma vida calma, ter q brincar, acompanhar na escola, educar, lavar, passar, cozinhar, apartar brigas... Ufa! Parabéns pela coragem. Eu tive uma filha só. Fiquei apavorada com a responsabilidade. Muita paz!

    ResponderExcluir
  14. Valeu Lulu!!!Belas lembranças estamos lendo nesta coletiva!!!Bjs no coração.

    ResponderExcluir