Seguidores

domingo, 8 de novembro de 2009

AMIGOS

                                  ...do poeta  VINÍCIUS DE MORAES

    Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
    A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor; eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não adimite a rivalidade.
    E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigoa.
    Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existência...
    À alguns deles não procuro, basta-me saber que êles existem.
   Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Êles não iriam acreditar.
    Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluidos na sagrada relação de meus amigos.
     Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.
    E às vezes quando os procuro, noto que êles não têm noção de como me sâo indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque êles fazem parte do mundo que eu tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
    Se um deles morrer eu ficarei torto para um lado.
    Se todos êles morrerem eu desabo!
    Por isso é que, sem que êles saibam, eu rezo pela vida deles.
    E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é talvez fruto do meu egoismo.
    Por vezes mergulho em pensamentos sobre alguns deles,
    Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me algumas lágrimas por não estarem junto de mim compartilhando daquele prazer.
    Se alguma coisa me consome e me envelhece, é que a vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!
    AGENTE NÃO FAZ AMIGOS, RECONHECE-OS.



        Lulu, 08/11/09

Um comentário: