Seguidores

segunda-feira, 20 de junho de 2011

São João.

 Olá amigos.


 Vou contar pra vocês o pouco que sei sobre São João.
 Conta-se que Nossa Senhora era amiga ou prima de Santa Izabel e que se visitavam sempre. Izabel queria muito ser mãe, mas já estava velha e não podia mais conceber. Foi visitada por um anjo que anunciou que ela iria conceber um filho. Como? se  já  somos velhos? perguntou Joaquim o marido de Izabel. Então o anjo disse que joaquim ficaria mudo até o nascimento de seu filho. Assim foi.


Conta-se que Izabel foi à casa de Maria , contar-lhe o que havia acontecido, e que seu filho seria João.Assim tinha falado o anjo.
Maria então perguntou como ficaria sabendo , para ir conhecer o Joãozinho?
 Izabel lhe prometeu fazer uma fogueira bem grande, para que Maria soubesse que o menino havia nascido.
Assim foi.
E São Jõao é festejado até hoje, com muita festas, comidas típicas e danças diversas. 
A maneira de se comemorar o São João, dizem que foi trazida para o Brasil, pelos portugueses que infiltrou entre os índios e os negros e que dura até hoje. 
Embora esteja ficando mais raro, acender fogueiras por conta da preservação do meio ambiente. Mas no interior ainda se acende muitas fogueira.
 As comemorações ainda são muitas.

Lulú, 20 de junho de 2011. 

4 comentários:

  1. Olá, querida Lulu
    No sábado passado tivemos festa aqui na pracinha da cidade... foi bem bacana ficar por 2h lá e apreciar a meninada de caipira... e ver tudo o que diz respeito à festa junina... não faltou a maçã do amor, claro!!! Só não tinha fogueira...
    Bjs de paz e excelente semana nova.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lulu, obrigada pela visita carinhosa ao meu blog. Aqui em Recife já está no clima das festas juninas, adoro as comidas típicas da época rsrs.... Bem oportuna sua postagem, parabéns e bom São João.

    Fica com Deus.

    ResponderExcluir